Em 2013, Mateus, Maria e Pedro, apoiados pela mãe Susana Foz Caltabiano, decidiram fazer uma ação de Natal. Os jovens resolveram aproveitar o período das férias de verão para fazer algo que fosse ao mesmo tempo divertido e inspirador, ao invés de mais uma viagem puramente turística. Eles queriam percorrer o interior do Brasil para levar livros à escolas e comunidades vulneráveis.

Os filhos – na época estavam com 16, 14 e 12 anos – conseguiram arrecadar, junto a parentes e amigos, quase 5000 em 40 dias de campanha. O material foi organizado em caixas-bibliotecas, com cerca de 170 volumes cada, que foram acomodadas em quatro veículos, sendo um deles com uma barraca no teto. Enquanto se organizavam para a viagem, decidiram inventar um nome para a expedição e daí surgiu o LêComigo.

Saíram no dia 20 de dezembro 2013 pelo interior de São Paulo, com o desejo de chegar até o Maranhão, estado com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Passaram por Minas Gerais, Bahia e Tocantins e uma tonelada de livros foi distribuída ao longo do trajeto.

As bibliotecas escolares são a maior fonte de acesso a livros para crianças e adolescentes, contudo, apenas 53% das escolas do país têm um espaço reservado para a leitura, de acordo com dados do Censo Escolar 2014. Pelo interior, o retrato é ainda mais triste, com pouco ou quase nenhum contato de crianças e jovens com os livros.