Em três anos de existência, projeto LêComigo já levou quase 4 toneladas de livros a lugares remotos do país

Tudo começou durante um jantar em família. Acostumados a doar roupas e brinquedos para instituições sociais, os irmãos Mateus, Maria e Pedro Caltabiano decidiram fazer algo diferente nas férias escolares de 2013. Depois de arrecadarem quase cinco mil livros com a ajuda de parentes e amigos, eles tiveram a ideia de organizar uma expedição para levar doações de caixas-bibliotecas a escolas e comunidades em áreas com pouco acesso a equipamentos públicos culturais.

Foram quase 40 dias de estrada e cinco mil quilômetros percorridos para apoiar a construção e ampliação do acervo de bibliotecas escolares municipais e estaduais. “A ideia foi unir essa ação a uma viagem de férias”, explica Mateus, 19, que diz já ter percorrido quase metade da volta ao mundo (cerca de 20 mil quilômetros) entre as idas e vindas do projeto LêComigo.

A expedição, que teve início no dia 20 de dezembro de 2013, seguiu da capital pelo interior de São Paulo em direção ao Maranhão. “Nós abríamos o mapa e olhávamos qual era a cidade com a menor letrinha. Logo no começo, nos apaixonamos por um Brasil que ainda não conhecíamos”, conta o jovem, que na época estava com 16 anos…